sábado, 2 de abril de 2011

Eles mentem, Eles verdad... ?


Já pararam para pensar que a mentira é o substantivo do verbo mentir, já a verdade não tem verbo? E eu comecei a perceber isso quando uma pessoa me perguntou o porquê disso. Foi muito difícil responder. Fiquei quieta. Depois brinquei “Eu verdado, tu verdades, ele verdade, nós verdadamos, vós verdadais e eles verdadam”. Fiquei em escrever sobre isso, mas isso já faz um bom tempo, e demorei porque eu não sabia o que dizer, não sabia a resposta, e então tive que notar as pessoas, olhar ao meu redor e perceber o porquê. Finalmente descobri.
Fabiana mentiu. Porque amava outra pessoa. Estava fora de si. Queria quem não podia ter. Traiu. Mentiu.
Santiago mentiu. Roubou a inocência de alguém. Tentou se safar de algo que fez. Não tinha a cara e a coragem de assumir os erros. Colocou a culpa em uma outra pessoa. Mentiu.
Leandra mentiu. Por ter vergonha do que realmente é, disse coisas falsas a seu respeito. Permitiu-se ter qualidades que não tem. Invejava as pessoas que tinham maiores capacidades que ela. Não que fosse impossível ela ser capaz de fazer alguma coisa, mas ela nem ao menos tentava. Só desejava ser igual às outras pessoas. Ela lhe atribuiu uma imagem mentirosa. Mentiu.
Márcia foi abandonada pelo marido. Seu filho, aos quatro anos de idade perguntou sobre seu pai. A mãe lhe disse: “Ele faleceu quando você tinha apenas cinco meses de vida”. Mentiu. Mentiu para proteger. Mas mentiu.
Gabriel derramava lágrimas. Cecília acabara de terminar com ele. Ela disse que não sentia mais seu amor. Mas ele derramava aquelas lágrimas que escorriam pelo seu rosto. Claro que ele sentia amor por ela.
Natasha acabara de passar no vestibular. Vinha pulando de alegria. Sua melhor amiga, Nandinha, estava numa situação difícil em casa, estava abatida, muito triste. Mas ao saber da notícia, não sentiu raiva pela vida maravilhosa da amiga. Nem inveja, nem nada disso. Apenas lembrou que na vida é possível ser feliz. Ela pulou junto com Natasha. Deu um abraço. E se sentiu feliz. A felicidade do próximo, pode trazer felicidade pra si.
Roberto perdeu o pai. Seu irmão Carlos, o mais durão da família, abraçou-lhe bem forte. Confortou seu pranto e sem dizer uma palavra, fez com que Carlos soubesse que ele não estava sozinho, que juntos eles seguirão em frente.
A mentira está no prometer, falar, fazer, agir, dizer, comprometer, trair, fingir, culpar, inocentar, tentar, convencer, persuadir, falsificar, burlar, colar, conversar, escrever, odiar, proteger, desejar, vencer, manipular.
A verdade está nas flores, chocolates e cartões postais entregues na porta de casa. Está no café da manhã na cama. Está nos olhos, beijo, carinho, abraço, nas mãos atadas, na amizade, no sorriso, no ombro amigo, nos conselhos, na lágrima compartilhada, na gargalhada alta, numa caminhada no fim de tarde. A mentira é tudo aquilo que você faz.
A verdade é tudo aquilo que você tem. E a diferença é que, o que você faz amanhã você pode não fazer nunca mais. E o que você tem, você pode deixar guardado eternamente. Porque é seu. Por isso que a mentira tem um verbo e a verdade não.

Um comentário:

  1. - mulher, você arrazou neste texto.
    Nossa faz todo o sentido.

    Verdade está naquilo que vem do coração e sai com o olhar e a mentira é tudo aquilo que vem da mente suja ou confusa e sai da boca pra fora.

    ResponderExcluir

Deixe o seu sentimento aqui!