terça-feira, 19 de novembro de 2013

Uma vida com propósitos 20/40


Já disse Zygmunt Bauman: "Vivemos tempos líquidos. Nada é para durar", tudo é descartável, os valores foram invertidos, e coisas são mais valorizadas do que pessoas. Tudo é feito à curto prazo, onde o relacionamento passou de sólido para líquido. Uma sociedade que dita: "Só mantenha os relacionamentos enquanto eles te trouxerem satisfação, se não te satisfaz os substitua por outros que prometam ainda mais satisfação". Essa é a lógica, mas a bíblia nos diz que assim como Deus restaurou o nosso relacionamento consigo por meio de Cristo, nos deu também o ministério da restauração de relacionamentos (2 Coríntios 5.18). Segundo Rick Warren, uma vez que a vida consiste em aprender a amar, Deus quer que valorizemos os relacionamentos e nos esforcemos para mantê-los, em vez de descartá-los sempre que houver um desacordo, uma mágoa ou um conflito, você foi moldado para ser parte da família de Deus e o segundo propósito de sua vida na terra é aprender a amar e a se relacionar com as pessoas, e promover a paz (Mateus 5.9).

Como restaurar um relacionamento

1° Passo: Fale com Deus antes de falar com a pessoa
Converse sobre o problema com Deus. Se antes de mais nada você for orar a respeito do conflito em vez de fofocar com um amigo, descobrirá que em geral ou Deus muda o seu coração, ou muda o coração da outra pessoa, sem sua ajuda. Todos os seus relacionamentos seriam mais tranquilos se você tão-somente orasse mais a respeito deles.
2º Passo: Tome sempre a iniciativa
Não importa se você ofendeu ou foi ofendido: Deus espera que você dê o primeiro passo. Não espere pela outra parte, vá primeiro a ela. Restaurar a comunhão perdida é tão importante que Jesus ordenou até mesmo que tivesse precedência sobre o culto de adoração. Ele disse: Se você entrar no lugar da adoração e na hora de entregar a oferta você repentinamente se lembrar de um rancor que um amigo tem contra você, abandone sua oferta, deixe-a imediatamente, procure esse amigo e acerte as contas com ele. Então, só depois de fazer isso, volte e acerte as coisas com Deus.
3º Passo: Tenha compaixão pelos sentimentos dos envolvidos
Use mais os ouvidos do que a boca. Antes de procurar solucionar qualquer desavença, você deve primeiro dar ouvidos aos sentimentos das pessoas. Paulo aconselhou: Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. A frase “cuidar de” é a palavra grega skopos, de onde formamos as palavras “telescópio” e “microscópio”. Significa prestar total atenção! Concentre-se em seus sentimentos, e não nos fatos. Comece pela compaixão, e não pela solução.
4° Passo: Confesse sua parte no conflito
Se você realmente deseja restaurar um relacionamento, deve começar admitindo os próprios erros e transgressões. Jesus disse que esta é a forma de ver as coisas com mais clareza: Tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.
5º Passo: Invista contra o problema, não contra a pessoa
Não há como solucionar o problema se você estiver preocupado em identificar a culpa. Você terá de fazer uma escolha. A Bíblia diz: A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira. Você nunca se fará entender estando zangado, então escolha cuidadosamente as palavras. Uma resposta branda é sempre melhor que uma resposta sarcástica.
6° Passo: Coopere tanto quanto possível
Façam de tudo para viver em paz com todas as pessoas. A paz sempre tem uma etiqueta de preço. Às vezes custa o nosso orgulho; freqüentemente custa o nosso egoísmo. Pelo bem da comunhão, faça o melhor que puder para chegar a um acordo, adapte-se aos outros e mostre preferência pelas necessidades deles. Uma paráfrase da sétima bem-aventurança de Jesus diz: Você é bem-aventurado quando mostra às pessoas como cooperarem em vez de competirem e brigarem. É então que você descobre quem realmente é e o seu lugar na família de Deus.
7° Passo: Dê ênfase à reconciliação, não à solução
Não é realista esperar que todos concordem a respeito de tudo. A reconciliação se atem ao relacionamento, enquanto a solução se atém ao problema. Quando focamos a reconciliação, o problema perde importância e logo se torna irrelevante.
Rick Warren
Será que preciso me reconciliar com alguém? Será que tenho guardado mágoas de alguém? Ou será que magoei alguém? Eis que te digo, assim como Paulo disse: "Vocês foram unidos na paz por meio do Espírito. Portanto façam todo o esforço para continuar dessa maneira."
(Efésios 4.3)

Na comunhão do Espírito Santo,
Natany Maciel

Um comentário:

  1. Oi Natany, muito bom refrescar a mente com este maravilhoso livro uma vida com propósito do Rick Warren. Já li e presenteei algumas pessoas com o exemplar do mesmo. Deus te abençoe. Por favor me envia teu email ou face, preciso conversar contigo! O meu é: flavianatradutora@gmail.com\ Face: Flaviana Oliveira

    ResponderExcluir

Deixe o seu sentimento aqui!