sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Mais uma etapa chega ao fim...

Último dia de aula e este foi o único dia em que eu não queria ir embora da escola... Fizemos a festa, e mesmo que no último dia de aula, a sala toda se UNIU, e todo esse tempo que passei com vocês, seja 2 ou 1 ano, seja meses ou semanas que pude passar com cada um, vai fazer muuuuita falta. Uns eu tive o privilégio de conhecer, alguns eu consegui conhecer agora nos últimos meses de aula e outros por um motivo ou outro não nos conhecemos e há aqueles que nem deu tempo de conhecer, mas vão fazer falta. E nesse dia especial, eu venho aqui para agradecer. Obrigada por TUDO, por cada manhã, mesmo que seja só por ter estado ali em algum canto da sala. E agora só restam lembranças, lembranças do lugar que cada um ocupava, de cada palhaçada que me fizeram rir, de cada aula chata que vocês fizeram a melhor, seja por estar jogando UNO, ou jogando conversa fora, seja por ser os meus melhores amigos ou por simplesmente fazer parte da lista de chamada, valeu á pena acordar cedo, hoje eu vejo que valeu muuuuuito á pena. Não gosto nem de pensar que tudo isso acabou, tantas manhãs de muita alegria, sorrisos e agora lágrimas, porque a verdade é como aprendeu o Pequeno Príncipe "A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar..." No começo foi incerto, uma relação de conhecidos ou talvez colegas de sala, mas houve uma sintonia maior entre nós, agora não somos apenas um grupo de alunos do 3°B, mas sim, um grupo de amigos que levarei pra sempre comigo. Hoje eu sei, que infelizmente, amigos não são eternos, e que o PRA SEMPRE, sempre acaba, e de muitos, acabam por aqui, mas a vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração" e é assim que vai ser, podemos não nos vermos mais, com o tempo podemos até perder o contato, mas é como já disse Vinícius de Moraes: "Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, somente por compartilhar as mesmas recordações." Por isso saibam que de alguma forma cada um vai ser eterno na memória, na lembrança e no coração um do outro.
Dessa escola eu levarei muito conhecimento, aprendizagem, amadurecimento, e principalmente levarei grandes mestres que me ensinaram muita teoria, mas também muito da vida. Hoje não recebemos apenas um diploma escolar, não somos apenas formandos preparados para um ensino superior ou para o mercado de trabalho, mas também preparados para a vida. Sabemos que vocês professores fazem muito mais do que ensinar... Vocês abrem caminhos, oferecem possibilidades. Mais do que tudo, vocês inspiram. E é por essa e por outras motivações que nos tornamos pessoas e nos fazemos cidadãos, dotados de discernimento e capazes de trilharmos nossos próprios rumos.
Professor é uma dessas espécies raras, quase esquisitas . Apesar de eles não serem todos iguais, obviamente, há um curioso ponto em comum: vivem com as mãos brancas de giz. Semelhança boba essa, não? Na verdade, o que os professores têm de mais forte em comum é justamente o fato de serem professores, coisa que vem do coração e corre no sangue com força.
São eles que nos acolhem quando, ainda pequenininhos, deixamos nossas casas para ir para um lugar chamado escola. Escola. Lugar de formação, lugar de brincadeira, às vezes, de algum sofrimento, mas, primordialmente, lugar de crescimento. Crescimento esse no qual os professores, toda a diretoria e funcionários têm papel fundamental. Fazem-nos amadurecer a cada dia para a vida, para o outro e para nós mesmos. Acompanham nossa escalada acadêmica, que começa nos primeiros rabiscos, evoluindo para os primeiros desenhos, e então para as primeiras letras, até que se conhece o deslumbrante mundo das palavras, das frases, das idéias... Das idéias que um dia, com muito trabalho e dedicação, ganharão o mundo do futuro. O futuro do mundo, vejam só, é preparado por eles, a cada dia, a cada gesto.
Ser professor não é ofício para qualquer um. É preciso ser desdobrável e assumir diferentes facetas diante das mais diversas situações. Tem momento pai ou mãe: repreender. Tem momento irmão mais velho: estimula a zona, mas depois quer terminá-la. Tem momento psicólogo: ouve com paciência todos os problemas de seus alunos e ainda os aconselha. Tem momento palhaço, com riso e gargalhada. Tem momento programa de auditório, em que a estrela ofuscada se revela. Professor tem até seu momento aluno, afinal, construir conhecimento é ensinar, mas também aprender.
Professor também sofre um bocado. Quantas vezes precisam pedir silêncio para mais de  40 bocas falantes e desesperadas? Quantas vezes precisam conviver com gente dormindo em sala de aula? Quantas vezes gritam mais do que podem? Quantas vezes falam que vão nos mandar para a diretoria? Mas sabe, a verdade é que eles nunca quiseram nos mandar para a diretoria, e eu sei  que essa atitude não é porque  são professores chatos, mas porque querem o nosso melhor. Mas que aluno vai dizer que o professor está certo? O professor vai estar sempre errado mesmo! E até eles um dia já estiveram no nosso lugar e nos entendem por isso.. Isso sem falar nas muitas aulas, nas muitas provas para fazer e corrigir... Sim, é verdade que são muitos os ossos do ofício, mas ainda maior é a perseverança de vocês  mestres, de nos aguentarem naqueles piores dias de aulas, daquelas que vocês não conseguiram se quer explicar, mas no outro dia estavam lá, em pé, dispostos a nos ensinar tudo de novo.
Por fim, deixamos aqui o nosso pedido de desculpas por nossas displicências
Hoje, aqui, encerramos um ciclo e partimos para o próximo. Não é preciso refrescar a memória para sabermos que não foram poucos os professores que passaram por nossa história. E muitos ainda passarão. Certamente, cada um deles deixou ou deixará alguma marca em nossas vidas. Trabalhando com empenho e honestidade, cabe-nos retribuir todo esse esforço e essa dedicação que nos foram devotados. Afinal, em um futuro próximo será a hora de colhermos os frutos que semeamos por muito tempo com a participação indispensável de vocês, nossos mestres.
Agradeço á Deus por ter colocado cada pessoa na minha vida, e por poder chegar aqui com orgulho da família, da escola, dos funcionários, dos professores, e amigos  que fizeram parte de mais essa etapa da nossa vida, que nos inspiraram e nos motivaram para que pudéssemos realizar mais um sonho: O de chegar até aqui! 
Muito obrigada.

Natany Maciel
P.S.: Meu discurso de formatura 02/12 *-*

Um comentário:

  1. Natany Maciel dos Santos tudo isso que você escreveu serve diretamente para todos e pode ter certeza que não so o nosso e o esforço de todos nos mostrara um futuro muito bom e glorioso. E pode ter certeza que amizade entre todos podem acabar ou diminuir mais tenha em mente sempre, estaremos ae pra tudo kk pode contar com a gnt !

    ResponderExcluir

Deixe o seu sentimento aqui!